Frente de caixa

Se você tem um negócio, especialmente ligado à atividade comercial, sem dúvida a frente de caixa faz parte do seu dia a dia. Essa área corresponde ao espaço onde o cliente finaliza a sua compra, apura os valores e faz o pagamento devido. Por isso, esse setor deve contar com softwares específicos, bem como equipamentos que auxiliam o funcionário nessa função, permitindo impressão de cupons fiscais, impressão de cheques, leitura de códigos de barras e diversos tipos de pagamento.

Mas se engana quem pensa que a frente de caixa é um mal necessário: ela pode ser a sua maior aliada para gerenciar melhor o seu negócio e deixar seu cliente ainda mais satisfeito, afinal, a tecnologia deve simplificar a nossa vida, certo? Assim como as demais áreas do seu estabelecimento, a frente de caixa tem muita importância no processo de venda. Portanto, o cuidado com ela é fundamental para deixar seu cliente satisfeito e fidelizá-lo. Veja a seguir por que você deve dar atenção especial à sua frente de caixa e saiba como utilizá-la para o bem do seu negócio!

Qual a importância desse espaço na sua loja?

A frente de caixa é o último lugar que seu cliente passa antes de sair do estabelecimento. E é a última chance que você terá de interagir com ele, seja para ouvir um feedback, uma sugestão, ou até mesmo a reclamação de algo que não foi agradável. Este é o momento que você tem para reverter a insatisfação da pessoa e recuperar esse cliente para que ele não deixe de ir até o seu comércio uma próxima vez. Claro, essa reconquista do cliente não deve se dar apenas verbalmente, mas através da percepção que o comprador manifesta na frente de caixa, você descobre pontos a serem aperfeiçoados no seu negócio. E, assim, pode melhorar o atendimento e aumentar as vendas. O feedback é uma arma poderosa para você melhorar o seu negócio

O contrário também pode acontecer: por exemplo, quando o cliente encontra tudo o que precisa, está satisfeito com sua compra, mas, ao chegar no caixa, há filas gigantes e problemas no processo de pagamento. Nesse caso, um cliente pode ser perdido se este setor não trabalha com agilidade, eficiência e de forma atenciosa, e toda a experiência pode ser arruinada.

E com a enorme concorrência que existe hoje em dia, são os detalhes que irão fazer a diferença para conquistar o seu cliente, torna-lo fiel à sua marca e até recomendar para os conhecidos. E a frente de caixa é uma peça fundamental para ajudá-lo nesse desafio!

Como tornar sua frente de caixa mais eficiente?
  • Escolha os equipamentos certos

Existem muitas opções de equipamentos para a sua frente de caixa, desde computadores de todos os tipos até acessórios como impressora fiscal, gaveta de dinheiro e leitor de código de barras. A escolha começa pelo visual, pois é a imagem que vai passar para seus clientes, mas passa principalmente se o equipamento atende suas necessidades e se o fornecedor possui assistência técnica e suporte caso tenha algum problema. Claro, o custo também é importante e pode variar bastante dependendo do fabricante.

  • Invista em bons softwares

As grandes filas nos estabelecimentos muitas vezes são geradas porque o sistema é complicado e o atendente se atrapalha com o software. Assim, adquira sistemas de qualidade, que não apresentem problemas desse tipo e façam todo o procedimento com agilidade. Os softwares utilizados também precisam ser confiáveis, ou seja, devem controlar as informações com exatidão, registrando o número correto de itens comprados e os preços devidos.

Há diversos software de frente de caixa no varejo. Procure aquele que mais te agradar e preze sempre pela facilidade que aquilo gerará para sua vida e para seu negócio. Então escolha aquele software que é fácil de mexer, que você não terá muito trabalho para contratar todos os itens da frente de caixa e que principalmente cumpra com sua principal função: ajudar na gestão da sua loja e facilitar a sua vida.

Tome cuidado com a ilegalidade! Há alguns softwares que favorecem a sonegação, o que é muito prejudicial para o dono e seu estabelecimento, já que há o perigo real de prisão e multa pesada por sonegação de dados ao fisco. Preze por softwares que não dão nenhuma brecha para isso, ou seja, 100% fiscais. O governo já há algum tempo vem fazendo um “mutirão” para encontrar os estabelecimentos que realizam qualquer tipo de sonegação. Por isso, “não dê sopa para o azar”.

Além disso, um bom sistema de pagamento é fundamental. Primeiro porque agrada ao cliente – ninguém gosta de ter problemas com seu dinheiro ou cartão na hora de pagar. Segundo, porque é mais seguro para o seu negócio se você tiver um sistema com acesso a consultas financeiras, que permita o controle de cheques de inadimplentes e a consulta ao SPC e a Serasa.

Consulte-nos e saiba mais sobre as vantagens de um bom PDV (Frente de Caixa). Temos uma opção com o melhor custo benefício do mercado, você irá se surpreender!

Fone: 41 3077.2902  Email:
Se gostou, compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on StumbleUponShare on RedditDigg this

Deixe uma resposta