Módulo para Rastreabilidade

Garantir a rastreabilidade de produto é um dos requisitos mais importantes para atender as normas de algumas indústrias, entre elas a indústria alimentícia. Existem diversas razões para que uma empresa passe a precisar de um Módulo para Rastreabilidade de um produto. Controlar processos e garantir que todas as informações sejam registradas e vinculadas corretamente não é fácil, a medida que o volume de dados aumenta a complexidade também cresce e uma falha em qualquer processo relacionado à origem ou destino de um produto pode acabar com a rastreabilidade dos produtos.

O ERP da GoldenIT é um aliado nesse processo, pois seu módulo de rastreabilidade de produto integra os processos e consequentemente as informações, não permitindo que etapas sejam esquecidas, automatiza atividades, armazena todas a informações e disponibiliza estes dados para rastreio de forma simples e rápida quando necessário.

A indústria alimentícia sabe bem disso, ela é muito exigentes neste quesito e além de ter que garantir a rastreabilidade completa, ou seja, não apenas chegar aos lotes de origem, tem também que rastrear todo o processo de produção de um produto. Por isso é importante entender as necessidades de rastreabilidade do seu negócio antes de escolher um sistema ERP que contemple isso, já que o mercado está cheio de soluções que prometem mas não cumprem este requisito de forma integral.

Implantar a rastreabilidade na sua empresa é mais fácil do que você imagina, entre em contato conosco! Quer seja na troca de sistema ou na Integração no seu sistema atual, nós da GoldenIT temos as 2 soluções!
O seu sistema foi desenhado para o seu negócio? Se não foi conheça nossas soluções! Clique aqui!

Qual grau de rastreabilidade necessário na sua indústria?

Em alguns casos o controle por lotes dos materiais consumidos pode ser o suficientes, em outros, é preciso saber também o processo de fabricação completo como as operações, em que máquinas foram realizadas, por qual operador, as inspeções as quais o produto foi submetido. Uma análise de risco auxilia no entendimento dos requisitos relacionados a rastreabilidade, pois fornece uma visão mais clara das gravidade e dos custos em casos de ocorrência de um problema.

Como funciona um Módulo para Rastreabilidade?

Se você já sabe que a rastreabilidade é importante para o seu negócio, então você deve conhecer a fundo como um sistema realiza este processo. Com uma demonstração feita por um de nossos consultores ou representantes, você já poderá entender aproximadamente como este processo funciona, solicite uma visita. O dia a dia da empresa é bem mais complexo, analise como o sistema irá fazer a rastreabilidade nas duas direções:

  • Quais foram os lotes de matéria-prima utilizados para produzir um produto.
  • Quais foram os produtos finais que consumiram este lote de matéria-prima.

Quais etapas do processos são automatizadas?

A forma como os dados são coletados em cada etapa do processo é de extrema importância para que se tenha um processo de rastreabilidade confiável. É importante analisar como o software faz a coleta dos dados, se deve ser conectado diretamente a uma máquina, se existem etapas manuais entre outros.

Agora que você já tem uma ideia do que é e para que serve um módulo de rastreabilidade, contate-nos! Teremos prazer em lhe auxiliar nesta virada em sua empresa.

 

Se gostou, compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on StumbleUponShare on RedditDigg this

1 Comentário

Deixe uma resposta