Sistema de Gestão

Um sistema de gestão empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning), é uma ferramenta útil e importante para melhorar a eficiência dos processos de uma empresa. Com esse tipo de software, é possível ter maior controle do estoque, das estações de vendas e das emissões de cupons e notas fiscais. Porém, apesar de todos esses benefícios, um sistema de gestão pode ficar defasado e começar a não atender às necessidades dos gestores.

Identificar o momento certo para trocar ou contratar Um sistema de gestão é garantir que o planejamento estratégico da empresa não seja prejudicado. As ferramentas tecnológicas são importantes para a gestão empresarial, mas nem todo sistema se adequa às necessidades e aos planejamentos — e é preciso avaliar isso constantemente.

O melhor software de gestão será aquele que em médio e em longo prazo, consegue atender as exigências técnicas da companhia. Nós da Golden IT, vamos explicar alguns aspectos que podem te ajudar a identificar a hora certa de trocar ou instalar o seu sistema de gestão.

Crescimento empresarial

Um empresário escolhe um ERP de acordo com as necessidades da sua empresa naquele momento, porém é esperado que, com o tempo, os negócios cresçam e, com eles, as transações diárias também fiquem mais complexas.

O software utilizado pode não suportar essas mudanças e, assim, tende a ficar instável. Em um quadro desses, é possível que erros venham a acontecer, prejudicando o negócio. Antes que isso aconteça, é bom escolher outro programa que atenda as suas novas necessidades.

Informações atualizadas

O sistema de gestão também é usado para a emissão de notas e para o controle de informações que serão disponibilizados para os órgãos fiscalizadores. Dessa forma, é bastante importante para o cumprimento das exigências legais, mas a legislação pode sofrer alterações e o ERP acabar ficando desatualizado.

Um erro em um processo contábil, por exemplo, pode resultar em multas para as empresas. Contar com um programa atualizado conforme as normas atuais é imprescindível para a condução dos negócios.

Compartilhamento de informações

O controle de estoque, contato com fornecedores e disponibilização de informações sobre produtos são algumas das funções de um sistema de gestão. Mas, se o compartilhamento de informações por meio do ERP começa a falhar e, com isso, a prejudicar o atendimento aos seus clientes é um sinal que é necessário contratar um novo software que suporte as suas transações comerciais atuais.

Necessidade de atualização do Sistema de Gestão

Sistemas de gestão antigos, geralmente, não permitem que sejam adicionados novos complementos, como alterações de engenharia, mecanismos de compras, informações de produto, entre outros.

No entanto, a sua empresa pode demandar mudanças em relação à formatação dos antigos processos. Nesse caso, deve-se buscar outro sistema que se adeque à sua nova realidade, se adapte aos novos processos e garanta a eficiência do seu negócio.

Melhor custo-benefício

Adquirir um novo ERP pode sair caro, mas continuar com um software antigo pode acabar em um prejuízo maior. Falhas no compartilhamento de informações, na gestão de estoque ou na ponta de venda podem frustrar algumas negociações; a desatualização em relação às novas legislações podem render multas.

Dessa forma, investir em uma tecnologia moderna, apesar de parecer caro em um primeiro momento, é um forma de evitar dores de cabeça e manter a eficiência da sua empresa. Gostou do artigo, se identificou? Agora é hora de falar com nossa equipe de vendas e iremos mais a fundo, caso necessário, para auxilia-lo na contratação ou transição para o nosso ERP. Fale conosco: comercial@goldenit.com.br

ou ligue-nos: 41 3077.2902

Se gostou, compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on StumbleUponShare on RedditDigg this

Deixe uma resposta