Etiquetas RFID: Revolução no e-commerce

Etiquetas RFID: Revolução no e-commerce – A tecnologia de RFID – Radio frequency identification ou em português Identificação por radiofrequência – trata de tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Apesar de ser uma tecnologia criada há muitas décadas ela foi incorporada as camadas da cadeia produtiva, cadeia de suprimentos e sistemas de identificação recentemente tanto no comércio quanto na indústria. O método de identificação mais comum é armazenar um número de série que identifique um produto ou uma informação em um microchip. A partir daí os controles desse produto são muito eficazes, pois ele ganha um Identificador único, que pode ser alcançado por radiofrequência com exatidão.

As principais aplicações do RFID

entre as principais aplicações do RFID destacamos o controle de estoques, por exemplo, em supermercados e lojas seria útil controlar estoques com etiquetas RFID presentes em todos os produtos para ter domínio completo e preciso de tudo que está em estoque, evitando erros e dispensando a necessidade de fazer balanços mensais demorados e manuais.

O RFID aos poucos está substituindo a utilização de códigos de barras, uma vez que para pagar as compras em um supermercado, por exemplo, só seria preciso passar com o carrinho cheio por perto de um receptor, na saída do supermercado. Uma antena seria capaz de identificar tudo o que um consumidor está levando e geraria o cupom fiscal ou a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) a partir dessa informação.

Para as redes de lojas físicas é possível utilizar RFID para:

– Facilitar os tramites de recebimento das mercadorias.

Em geral uma loja pode demorar um dia para disponibilizar os produtos que tenha recebido da Matriz ou do Centro de distribuição em razão de ter que conferir os itens e dar entrada no estoque. Com o uso do RDIF as mercadorias são conferidas em minutos o que facilita e dá velocidade para que as mercadorias possam ser vendidas no mesmo dia.

– Facilitar as vendas.

Quando uma loja realiza vendas, especialmente no atacado ou grandes lojas de varejo, costuma ter filas para que as mercadorias sejam corretamente conferidas, para que seja feita a saído do estoque e ocorra o fechamento da venda. Com RFID a tendência é a diminuição significativa das filas e do tempo de fechamento das vendas, agilizando os processos de venda.

– Facilitar os processos de inventário.

As redes de lojas têm um desafio gigante para manter os estoques corretos e para isso há a necessidade de realizar inventários rotativos – parciais. O problema é ter confiança nas contagens, ter a certeza de que as contagens foram feitas de forma correta. Esse processo costuma ser crítico e demorado. Com o advento do RFID, no entanto, é possível contar as mercadorias rapidamente e com nível de acerto muito maior.

Para uma operação de e-Commerce, o RFID dá agilidade aos fluxos de entrada das mercadorias, separação, conferência, faturamento, embalagem, despacho das mercadorias e inventários, garantindo, adicionalmente, muita precisão dessas operações de estoques.

Importante citar que o RFID se aplica a empresas de todos os tamanhos e tem modelos para os mais diversos tipos de produtos e segmentos. Além disso o RFID contribui para aumentar a eficiência operacional e consequentemente a margem de lucro do negócio.

As vantagens do RFID

As principais vantagens da utilização das etiquetas RFID em cenários logísticos e na gestão de estoques são:

– Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados – as etiquetas RFID permitem a gravação de informações nas mesmas;

– Detecção sem necessidade da proximidade da leitora para o reconhecimento dos dados – as etiquetas RFID podem ser lidas a distância;

– Durabilidade das etiquetas com possibilidade de reutilização;

– Redução de erros comuns nos estoques;

– Contagem instantânea de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário;

– Precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição – tanto a armazenagem como os processos de picking e packing são agilizados;

– Localização dos itens ainda em processos de busca – separação;

– Melhoria no reabastecimento com eliminação de itens faltantes e aqueles com validade vencida;

– Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias;

– Otimização do processo de gestão, permitindo às companhias operarem com muito mais agilidade e garantindo capacidade operacional menor, pois os processos são mais assertivos;

– O custo elevado da tecnologia RFID (por trás da estrutura estão antenas, leitoras, ferramentas de filtragem das informações e sistemas de comunicação) em relação aos sistemas de código de barras inviabilizava sua utilização, no entanto atualmente há empresas alugando os equipamentos de RFID para viabilizar a utilização dos mesmos;

– O alcance das antenas depende da tecnologia e frequência usadas, podendo variar de poucos centímetros a alguns metros (cerca de 30 metros), dependendo da existência ou não de barreiras.

Conclusão

Em face a todas as vantagens e aplicações apresentadas acima, fica evidente que a utilização da tecnologia RFID é, sem sombra de dúvidas, fundamental para as empresas que operam com produtos os mais diversos. No entanto, são poucos os sistemas ERP tradicionais ou legados que se utilizam dessa tecnologia para agilizar os processos logísticos e diminuir erros e rupturas de estoques.

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