Rastreabilidade de alimentos

A rastreabilidade de alimentos teve início devido à necessidade de localizar determinado produto na cadeia produtiva e logística. Este conceito representa a capacidade de recuperar o histórico ou localização de um produto, através da impressão de números de identificação. É importante porque as empresas em vários mercados ao redor do mundo têm interesse em estabelecer sistemas para rastreio dos produtos nos diferentes pontos da cadeia de abastecimento.

“A rastreabilidade pode ser compreendida como a “habilidade de seguir a movimentação de um alimento por estágios específicos de produção, processamento e distribuição.” (FAO, 2008)

Por que rastrear?

Existem dois aspectos básicos que impulsionam a rastreabilidade: atendimento à legislação e inovação.

As regulamentações legais para a segurança do alimento, a exemplo da RDC 24 de 2015 para recall de alimentos, gradativamente, evoluem para melhores controles sobre potenciais riscos à saúde da população. A rastreabilidade permite identificar os processos e o caminho do alimento, permitindo agilidade e assertividade para ações de correção.

A inovação é o outro aspecto associado à rastreabilidade, pois possibilita à cadeia de abastecimento compartilhar a história do alimento, entregando, caso deseje, informações como por exemplo:

  •  Origem e trajeto percorrido pelo alimento.
  • Características nutricionais;
  • Informações acerca da produção (plantio, colheita, defensivos)
  • Informações de armazenamento;
  • Certificações e selos de qualidade;

A rastreabilidade permite conectar a cadeia produtiva de alimentos, do campo à mesa, possibilitando a comunicação entre os elos, como avaliações e comentários feitos pelo consumidor final, através de aplicativos para a leitura do código de rastreamento do produto.

A rastreabilidade de alimentos passa por todas as etapas da cadeia produtiva e é muito mais que a impressão de uma etiqueta para identificação de um produto.

rastreabilidade de alimentos

Os registros ordenados e estruturados oriundos dos processos controlados pela rastreabilidade de alimentos, apoiam a gestão dos negócios, trazendo clareza para indicadores de sucesso.

Principais vantagens competitivas

1. Relacionamento com fornecedores:

A rastreabilidade é um aspecto considerado relevante para a qualificação do produto e serviço.

2. Gestão de estoque e oferta

Agilidade nos processo de envio e recebimento dos produtos e controle dos preços de compra e venda.

3. Padrões de identificação

Adequação aos padrões mundiais de identificação (GS1) e especificações dos supermercados.

4. Valor agregado ao produto

Diferenciação na gôndola com informação da origem do produto.

5. Segurança e qualidade do alimento

Informações referentes à origem e produção do alimento, contribuindo para os ajustes dos processos de produção e controle de qualidade.

6. Conexão com o consumidor final

A avaliação e comentários sobre o produto feitos pelo consumidor final.

Como funciona a rastreabilidade de alimentos

A rastreabilidade permite o registro das informações relativas às origens e destinos dos produtos através de um código de rastreabilidade único para cada lote comercializado. Este código acompanha o alimento em toda a cadeia de abastecimento, podendo ser consultado, a qualquer momento, por todos os elos envolvidos no processo.

A rastreabilidade tem uma importante contribuição na identificação de problemas na cadeia produtiva de alimentos e na agilidade dos processos de recall de alimentos.

Utilizar um sistema de rastreabilidade é uma ferramenta interessante para a sua empresa, pois garante o controle total sobre a complexidade de informações e dados na operação do seu negócio, independente do tamanho e do volume comercializado. Um processo de rastreabilidade, realizado da forma correta, obedecendo todos os requisitos, é a aposta certa para o seu negócio atingir melhores resultados.

Quer compreender um pouco mais sobre a rastreabilidade de alimentos? Contate-nos! Iremos te ajudar a entender melhor como funciona a adoção de um sistema de rastreabilidade e quais os benefícios competitivos para o seu negócio apostar nessa estratégia. comercial@goldenit.com.br

Se gostou, compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on StumbleUponShare on RedditDigg this

1 Comentário

  1. O projeto “Brasil ID” prevê a rastreabilidade total das indústrias brasileiras. A próxima versão da nota fiscal eletrônica já contempla informações de lote e validade. Em um futuro próximo muitos produtos serão obrigados a utilizar RFID.

Deixe uma resposta